Evento na Colombia

Temas: realidade virtual; pesquisa acadêmica de brasileiros no exterior; diásporas; instalação artística e sonora; arte internacional

Feira Internacional de Cultura na Colombia expõe obra de artista brasileira

Medellín é hoje considerada a capital de inovação e cultura da América Latina. Lá acontece esta semana a 13ª Festa do Livro e da Cultura, evento que move todos os anos mais de 50 mil pessoas de toda parte to mundo em 9 dias. O Brasil terá lugar destacado na Feira com a presença da instalação artística “Transeuntis Mundi” da artista brasileira Cândida Borges e do colombiano Gabriel Mario Velez.

A obra inclui realidade virtual, projeções, concerto e instalação sonora sobre o movimento milenar de migrações e diásporas e a diversidade humana e cultural. Quatro países são representados na obra, sendo um deles o Brasil. O visitante experimenta pontos de algumas cidades, e no Brasil estão representadas as cidades de Rio de Janeiro e Niterói. “São as localidades mais apreciada pelos visitantes colombianos” diz Cândida.

Cândida é musicista e artista interdisciplinar, e hoje cursa PhD em Artes na Universidade de Plymouth, na Inglaterra. Essa obra é parte do seu portfólio de composições do doutorado, que tem como tema as composições contemporâneas e imersivas. Cândida tem larga carreira na música erudita e eletrônica, com diversos trabalhos lançados por selos americanos. Radicada em Nova York, Cândida tem trabalhado para o cinema e para as obras instalativas, representando o Brasil em importantes conferências e festivais pelo mundo.

Nota: Som do mundo

A musicista brasileira radicada em Nova Iorque, Cândida Borges, anda fazendo o mundo, como dizem por aí. Além de ter trabalhos lançados por selo americano e produzir para o cinema, está cursando PhD em Artes na prestigiosa universidade britânica Plymouth e tem sua obra “Transeuntes Medelín” em exposição esta semana na Colômbia e na Inglaterra. A instalação sonora de de realidade virtual tem recebido elogiosas críticas e tem sido selecionada para importantes conferências, como a DRHA em Londres, realizada esta semana. A obra está em exposição até domingo (15) na 13ª Fiesta del Libro y la Cultura em Medellín, na Colômbia, principal evento intenacional de cultura na região.

Nota: Brasil é tema em feira de cultura na Colombia

O Brasil está representado na principal feira internacional de cultura da Colômbia. A artista Cândida Borges, musicista brasileira, está cursando PhD em Artes na Inglaterra e teve sua obra “Transeuntis Mundi” convidada para expor esta semana na 13ª Fiesta del Libro y la Cultura em Medellín, Colombia. A capital de inovação da América Latina recebe a artista, que apresenta uma instalação artística e sonora com obras realidade virtual sobre quatro países e 7 cidades do Mundo. Um deles é o Brasil. A obra tem feito tanto sucesso no meio acadêmico e artístico que esta semana está em exposição simultânea em Londres e em Medellin.

SERVIÇO:

Transeuntis Mundi – instalação artística que combina realidade virtual, projeções, performance, concerto e instalação sonora. Sobre o patrimônio cultural humano, formado a partir das migrações e diásporas históricas da humanidade. Detalhes e fotos: https://transeuntismundi.com/2019/09/10/feriadellibro/ e http://www.transeuntismundi.com/agenda Obra de Cândida Borges (Brasil) e Gabriel Mario Vélez (Colombia)

http://www.transeuntismundi.com

http://www.facebook.com/transeuntismundi

http://www.facebook.com/events/2141685009469974/

http://www.instagram.com/transeuntismundi

13a Fiesta del libro y la cultura, en Medellín, Colobia. DE 6 a 15 de Septiembre. – https://fiestadellibroylacultura.com

DRHA 2019 – 8 a 10 de Setembro, Londres – http://www.2019.drha.uk/drha2019-programme/