Clássica | Classical

 

Iniciou seus estudos de piano aos cinco anos em Niterói, sob orientação de Cely Periard. Em 2001, concluiu o curso de graduação em Música, com habilitação em Piano pela Escola de Música da UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde foi orientada por Sônia Goulart, Jacob Herzog e Miriam Grossman.

Nesta instituição, também foi orientada nas classes de Harmonia pelo violonista Marco Pereira, e Arranjo pelo compositor Marcos Nogueira, pela pianista Sara Cohen, pelos musicólogos Fátima Tacuchian, Vanda Freire, Marcelo Hazan e Sônia Vieira.

Também se dedicou ao estudo da escola de piano popular, orientada pela pianista Sheila Zagury, Itamar Assiere, Leandro Braga, entre outros.

Em 2002, iniciou o reingresso para o curso de Composição, para estudar música eletroacústica e Tecnologia Musical com os professores Rodrigo Cichelli e Rodolfo Caesar.

Em 2005, defendeu a dissertação “O pianismo de Egberto Gismonti em sua obra Sonhos de Recife”, tornando-se Mestre em Piano pela UFRJ.

Participou de master classes de renomados pianistas, como Sergei Dorensky, Arnaldo Cohen, José Carlos Coccareli, Mª Alice Coelho, Eduardo Hazan e Moura Castro. Também foi orientada por importantes professores, como Irany Leme, Laís Figueiró, Maria Tereza Madeira, entre outros.

Participou de festivais, entre eles o Festival Internacional de Música de Câmara de Curitiba de 1999; o VIII Festival Pro-Música de Juiz de Fora, onde se apresentou com destaque pela classe de piano do Prof. Antônio Bezzan e de Música de Câmara;  o VII Festival Femusica de Campos, como artista convidada.

Tem se dedicado também à Música Popular. Foi orientada por pianistas como Sheila Zagury, Itamar Assiere e Leandro Braga. Participou da Oficina de Choro promovida pela FUNARTE em 2000 e desenvolveu pesquisa na área de Harmonia Funcional e Improvisação com o violonista Marco Pereira. Apresenta-se regularmente com importantes nomes da MPB, como pianista e arranjadora, e em shows solo.

MÚSICA DE CÂMARA

Possui intensa atividade como camerista, apresentado-se com sucesso junto a renomados músicos e conjuntos, em importantes teatros e festivais de todo o Brasil e gravações para rádio e TV. Atuou junto ao trompetista Naílson Simões (PE), ao clarinetista José Freitas, além de ter acompanhado diversas provas e concursos para a Orquestra Sinfônica Brasileira, a Orquestra do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, etc.

Como integrante do trio “CanTiGa”, gravou o CD “Música de Câmara Brasileira pelo selo Tons e Sons da UFRJ, onde interpreta uma sonata para clarineta e piano junto a Gabriel Gagliano.

Música de Câmara Brasileira” 1997, pelo selo Tons e Sons da UFRJ.

Com o clarinetista Marcos Passos, atuou em duo nas temporadas de 2002 e 2003 pelo Rio de Janeiro, incluindo gravação de  recital no Teatro Municipal de Niterói para a TVA.

Em duo com o trompetista Maico Lopes, participou de diversos recitais de música de câmera, entre 1998 e 2008.  (http://trompetepiano.blogspot.com)

Junto ao Trio Pisom, com as cantoras Magda Belloti e Carolina Faria, atuou nas temporadas eruditas no Rio de Janeiro em 2007 e 2008, incluindo o Municipal de Niterói, a Série Música no Museu, e a gravação dos programas “Sala de Concerto” e “Músicos do Brasil” para a Rádio MEC.

Quem sabe

Modinhas coloniais – Trio Pisom 2009.

Teve grande atuação também junto a corais. De 2000 a 2002 foi pianista acompanhadora de dois Côros Infanto-juvenís da Escola de Música da UFRJ, sob regência de Ana Cristina Silva e Maria José Chevitarese, junto aos quais participou como arranjadora e pianista dos musicais “Villa-Lobos e as crianças” e “Cantando no Tom de Jobim”, e pianista preparadora das obras “Mandu Çarará” e da ópera “João e Maria” no TMRJ.

Trabalhou com corais de empresas e escolas, como regente, preparadora e pianista. Foi pianista do Coro do TCE-RJ, sob regência de Zeca Rodrigues, com quem gravou Cd de obras corais em 2003.

Coral TCE RJ – I’m Gonna Ride – Spiritual

Atuou também junto ao Coral Sacra Vox, com regência da Maestrina Valéria Matos.

Nos estudos de canto, foi orientada na graduação por Malu Mestrinho (BSB) e Celinelena Ietto, em 1998. De 2006 a 2008, estudou com Magda Belloti (RJ). Integrou o Côro da Associação de Canto Coral, apresentando-se junto a este no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, sob a regência de Henrique Morelembaum, 1996.

Integrou o Côro da EM-UFRJ, que apresentou a ópera “Colombo” em 1999 no CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil RJ), regida pelo Maestro André Cardoso.

Estudou também regência com o maestro Julio Moretzsohn (Unirio/RJ) e harmonia e arranjo com o compositor Carlos Almada (UFRJ).

http://www.myspace.com/candidaborges