Educadora

Cândida desenvolveu um programa de Educação Musical no site www.workshopdemusica.com chamado “O código musical”. Com este programa, ministra workshops e palestras em todo o Brasil, promovendo a Educação Musical de forma criativa e moderna.

Como educadora, atua como pesquisadora e professora de Percepção Musical  na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).  Possui diversos trabalhos apresentados em congressos e artigos publicados. Seu Programa de Extensão “Inter”, na UNIRIO, promove atividades extra-curriculares de aproximação dos universos acadêmico, comercial e social.

Também atua como professora convidada em outras universidades, como a Universidade Cândido Mendes e a Montclair State University (EUA).

Suas pesquisas ocorrem na fronteira da Educação Musical, Composição e Performance. Centra-se na pesquisa de inovações nas metodologias de ensino, que integrem atividades práticas e teóricas, sobretudo pela consulta a repertório musical e uso de  tecnologias. O andamento de um de seus projetos na universidade pode ser conhecido em www.exemplosmusicais.wordpress.com.

No Terceiro Setor, atuou em diversos projetos sociais no Rio de Janeiro, em especial o projeto Pequenos Grandes Amigos – projeto em Duque de Caxias (2005 a 2008), produzido pela Agência Motrix Marketing. Também colaborou como professora  no Programa de Qualificação em Música, do Centro de Formação em Artes da Funceb (Pelourinho, Salvador, BA), coordenado pelo Maestro Letieres Leite (Rumpilezz) 2011/2012.

Atenta às questões políticas e sociais da arte, fundou e coordena a ONG Criarte Casa de Arte & Cultura, que desenvolve projetos artísticos e educacionais em diversos teatros e espaços no Brasil desde 2001.

Como palestrante, aplica na Educação Musical sua experiência em formações de coaching e seminários motivacionais internacionais.