Universidade/ University

Dentre suas principais atividades, desenvolve um Programa Interdisciplinar de Estudos de Extensão – “Inter: mundo e universidade“, que abriga e dialoga com os projetos:

 ATUAÇÃO PROFISSIONAL ACADÊMICA:

Currículo Lattes CNPQ

Linked-In

 

2009 – Atual –  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO – Rio de Janeiro – RJ

Professora efetiva de Percepção Musical e Percepção Musical Avançada; Oficina de Música; Prática de Conjunto.

Autora do Programa de Extensão “INTER” e do Projeto de Extensão “Intercâmbios”.

2010 – 2012 –  IBEC –  Rio de Janeiro – RJ

Professora de Tópicos em Educação para o curso de Licenciatura em Música – nível superior.

2009 – Atual  –  Workshops      –  Diversos estados

Criou “O código musical”, um programa de workshops de educação musical e treinamentos em percepção.

Ministra workshops na área de performance e educação musical

Usina Cultural João Donato – Rio Branco/ AC

Escola Baiana de Canto Popular

IBEC/RJ

  

2005 – 2008 –  Projeto “Pequenos Grande Amigos” – Rio de Janeiro – RJ

Coordenadora do projeto de Educação musical  em Duque de Caxias, patrocinado por empresas da região. Mais de 200 crianças e jovens receberam iniciação musical através do Canto Coral.

Professora de música, arranjadora, preparadora e regente de Coro.

 

2004 – Atual – Universidade Cândido Mendes – Friburgo – RJ

Professora de Percepção Musical para o curso de Licenciatura em Música – nível superior.

2000 – Atual-  CRIARTE Casa de Arte e Cultura –  Niterói – RJ

Chefe de Produção Cultural

Professora de Música – percepção musical, harmonia e piano.

 

2004 -2005  –  Escola de Música da UFRJ  – Rio de Janeiro – RJ

Professora Substituta de Acompanhamento ao Piano, aprovada em concurso público em 03/04.

Professora Substituta de Percepção Musical, aprovada em concurso público em 09/04.

Atuação nos cursos de Graduação em Música.

TRABALHOS – PROJETOS  – PUBLICAÇÕES

  • Pesquisa “O piano de Egberto Gismonti – obra e performance”, sob orientação da pianista Miriam Grosman; apresentado no III Colóquio de Pesquisa, promovido pela Pós-Graduação da EM-UFRJ em 2002 – publicado nos anais do evento.
  • Trabalho “Recursos da Programação Neurolingüística aplicados ao estudo de piano”, sob orientação da pianista Miriam Grosman e da psicóloga Rita Coelho (Master em PNL); apresentado no II Colóquio de Pesquisa, promovido pela Pós-Graduação da EM/UFRJ em 2000 – publicado nos anais; apresentado na XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ, publicado no Programa de Ciências Humanas e Sociais, onde recebeu “Menção Honrosa”, representando a Escola de Música junto ao CLA (Centro de Letras e Artes) da UFRJ.
  • Projeto “Cadernos de Harmonia Funcional” desenvolvido com o violonista Marco Pereira de 1998 a 2000. Apresentado na XXII e XXIII Jornada de Iniciação Científica e XII e XIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ.
  • Site www.ocodigomusical.wordpress.com, onde apresenta um programa de workshops e seminários de educação musical e treinamentos em percepção musical.
  • Site www.percepcaomusical.com de treinamentos online de percepção musical – em construção
  • Blog www.candidalua.blogspot.com, onde apresenta seus trabalhos como escritora e poeta.
  • Projeto “Memorável Samba”, em co-autoria com o Prof. Jair Miranda. CCH/UNIRIO.
  • Programa  de extensão “Inter” – CLA/UNIRIO – 2011.
  • Projeto de extensão “intercâmbios” – CLA/UNIRIO – 2011.

PRODUÇÃO BIBLIOGRAFICA

  • www.exemplosmusicais.wordpress.com – Website do projeto de pesquisa “Percepção Musical aplicada” registrado e desenvolvido na UNIRIO. Desde 2011.
  • SILVA, Cândida. VARGAS, Riane. “Um caminho para a ampliação do caminho de apreciação e escuta musical”, Anais do 8º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da EM-UFRJ, 2008.
  • SILVA, Cândida. “O piano de Egberto Gismonti – obra e performance”, Anais do 5º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da EM-UFRJ, 2004.
  • SILVA, Cândida. “O piano de Egberto Gismonti – obra e performance”, Anais do 3º Colóquio de Pesquisa da Pós-Graduação da EM-UFRJ, 2002.
  • SILVA, Cândida. “Recursos da Programação Neurolingüística aplicados ao estudo de piano”, Anais do 2º Colóquio de Pesquisa, promovido pela Pós-Graduação da EM-UFRJ, 2000.
  • SILVA, Cândida. AMIN, Alexandre. “Cadernos de Harmonia Funcional” Anais da XXIII Jornada de Iniciação Científica e XIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ, 2000.
  • SILVA, Cândida. “Recursos da Programação Neurolingüística aplicados ao estudo de piano”. Anais da XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ, 1999.
  • SILVA, Cândida. AMIN, Alexandre. “Cadernos de Harmonia Funcional” Anais da XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ, 1999.

Prêmios – Competições – Editais

    • Música “O mapa da minha casa” indicada aos 50 finalistas do Concurso de Composição do Festival Educadora – IRDEB (Rádio Educadora da Bahia). 2012.
    • Videoclipe da música “O mapa da minha casa” indicada aos 50 finalistas da Mostra Competitiva do XV Festival Nacional 5 Minutos promovido pelo DIMAS (Diretoria de audiovisual) da Fundação Cultural do Estado da Bahia. 2012.
    • Música “Amar Demais” indicada aos 50 finalistas do Concurso de Composição do Festival Educadora – IRDEB (Rádio Educadora da Bahia). 2011.
    • Contemplada do Edital “Promoção de novos artista” da SEC-RJ em 2011 para a gravação clipe da sua música “O mapa da minha casa”. Concluído em 07/2012, e disponível em www.youtube.com/candidaoficial.
    • Prêmio FUNARTE – Bolsa de Aperfeiçoamento Técnico e Artístico em Música. Destinada ao programa Eletronic Musica Production do SAE Institute de Nova York, a ser realizado em 2013.

PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS

  • Ouvinte no APAP/NYC/2014. Association of Performer Arts Presenters. 2014.
  • Palestrante no 4o Encontro Interdisciplinar da Escola de Artes, Arquitetura, Design, Moda. Conferência “Panorama de uma residência artística em NYC: mercado, formação e vivencias.”
  • Palestrante no Projeto de Extesão da UNIRIO “Compositores em Foco” – “Panorama de uma residência artística em NYC: mercado, formação e vivencias.”
  • 2o Encontro Internacional de Trompetes – UFBA 2009/ Salvador, BA – em duo com o trompetista Naílson Simões.
  • Festival de Musica Mestiças. Salvador/ BA 2009 – ouvinte
  • 8º Colóquio de Pesquisa, promovido pela Pós-Graduação da EM-UFRJ. Apresentação do artigo: “Um caminho para a ampliação do caminho de apreciação e escuta musical”, 2008.
  • 5º Colóquio de Pesquisa, promovido pela Pós-Graduação da EM-UFRJ. Apresentação do artigo: “O piano de Egberto Gismonti – obra e performance”, 2004.
  • 3º Colóquio de Pesquisa, promovido pela Pós-Graduação da EM-UFRJ. Apresentação do artigo: “O piano de Egberto Gismonti”, 2002.
  • XXIII Jornada de Iniciação Científica e XIII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ. Apresentação do artigo: “Cadernos de Harmonia Funcional”, 2000.
  • 2º Colóquio de Pesquisa, promovido pela Pós-Graduação da EM-UFRJ. Apresentação do artigo:  “Recursos da Programação Neurolingüística aplicados ao estudo de piano”, 2000.
  •  XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ, “Menção Honrosa”, representando a Escola de Música junto ao CLA (Centro de Letras e Artes) da UFRJ. Apresentação do artigo: “Recursos da Programação Neurolingüística aplicados ao estudo de piano”, 1999.
  • XXII Jornada de Iniciação Científica e XII Jornada de Iniciação Artística e Cultural da UFRJ. Apresentação do artigo: “Cadernos de Harmonia Funcional”, 1999.
  • I Festival Internacional de Música de Câmara de Curitiba, 1999 – como camerista integrante do Trio Cantiga.
  • VIII Femusica, no Teatro Trianon, em Campos, 1999 – como camerista integrante do Trio Cantiga;
  • IV Oficina Coral e Musicalização na Associação de Canto Coral, 2005.
  • V Oficina Coral e Musicalização na Associação de Canto Coral, 2006.
  • VI Oficina Coral e Musicalização na Associação de Canto Coral, 2007.
  • VII Semana interdisciplinar de estudos anglo-germânicos do Departamento de letras da UFRJ, 1998 – como camerista integrante do Trio Cantiga.
  • VIII Semana interdisciplinar de estudos anglo-germânicos do Departamento de letras da UFRJ, 1999 – como camerista integrante do Trio Cantiga.
  • VII Festival Pró-Música de Juiz de Fora, 1997 – como camerista integrante do Trio Cantiga

MONOGRAFIAS:

  • Participação como presidente em banca de Jorge Augusto P. Modesto, intitulada “A educação musical através do aprendizado coletivo do violão”. Apresentada em conclusão ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Cândido Mendes. UCAM, Friburgo, 2008.
  • Participação como presidente em banca de Priscyla T. Barbosa, intitulada “A educação musical como ferramenta para diminuição do estresse escolar”. Apresentada em conclusão ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Cândido Mendes. UCAM, Friburgo, 2008.
  • Participação como presidente em banca de Talita H. de Mendonça, intitulada “Música e tecnologia: aplicação de programas musicais educativos na educação musical”. Apresentada em conclusão ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Cândido Mendes. UCAM, Friburgo, 2008.
  • Participação como presidente em banca de Matheus L. C. Valente, intitulada “Uma nova aplicação do Microsoft Office Excel voltada para as aulas de educação musical”. Apresentada em conclusão ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Cândido Mendes. UCAM, Friburgo, 2008.
  • Participação em banca de Lanúzia I. Pimentel, intitulada “As dificuldades da avaliação em música e o modelo de avaliação musical em Swanwick”. Apresentada em conclusão ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Cândido Mendes. UCAM, Friburgo, 2007.
  • Participação em banca de Linéa S. dos Santos, intitulada “A importância da música da escola para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social do aluno”. Apresentada em conclusão ao curso de Licenciatura em Música da Universidade Cândido Mendes. UCAM, Friburgo, 2006.

VESTIBULAR:

  • Teste de Habilidade Específica do Vestibular 2006 da Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.
  • Teste de Habilidade Específica do Vestibular 2005 da Escola de Música da UFRJ, Rio de Janeiro, RJ.
  • Teste de Habilidade Específica do Vestibular 2011 do IVL-UNIRIO, Rio de Janeiro, RJ.

MONOGRAFIAS ORIENTADAS:

  • Rafael  Macedo Cunha. “Desmistificando o Autodidatismo Musical: Guitarristas”. Apresentada em conclusão ao curso de Licenciatura da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2013.
  • Guilherme da Silva Marques. “Produtor Musical X Arranjador – novos personagens da Produção Musical”. Apresentada em conclusão ao curso Bacharelado em MPB da UNIRIO. Rio de Janeiro, 2013.
  • Jorge Augusto P. Modesto. “A educação musical através do aprendizado coletivo do violão”. 2008. Monografia para conclusão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Cândido Mendes. UCAM, Friburgo.
  • Priscyla T. Barbosa. “A educação musical como ferramenta para diminuição do estresse escolar”. 2008. Monografia para conclusão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Cândido Mendes. UCAM, Friburgo.
  • Talita H. de Mendonça. “Música e tecnologia: aplicação de programas musicais educativos na educação musical”. 2008. Monografia para conclusão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Cândido Mendes. UCAM, Friburgo.
  • Matheus L. C. Valente. “Uma nova aplicação do Microsoft Office Excel voltada para as aulas de educação musical”. 2008. Monografia para conclusão do curso de Licenciatura em Música da Universidade Cândido Mendes. UCAM, Friburgo.